A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil não homologou o pedido de situação de emergência a cinco municípios sergipanos: Itabaianinha, Cumbe, Ribeirópolis, Simão Dias e Feira Nova.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, coronel Erivaldo Mendes, a decretação do estado de emergência é feita pelos próprios prefeitos, mas o Governo do Estado obedece a alguns critérios antes de homologar.
“Entre os critérios está não existir água em qualquer hipótese nos municípios e nesses municípios em que não houve a homologação, principalmente os localizados na região Centro-Sul de Sergipe, está chovendo, o que já não justifica o decreto de estado de emergência, pois há uma diminuição da situação que configura a seca”, explica o coronel Mendes.
Ele lembrou que no Estado de Sergipe, são 18 municípios que decretaram estado de emergência a exemplo de Canindé do São Francisco, Poço Redondo e Porto da Folha.
A Secretaria de Estado da Inclusão Social está intensificando o trabalho de distribuição das cestas de alimentos aos sertanejos que sofrem com a seca. Nesta terça-feira, 19, 1.363 famílias foram contempladas em Canindé do São Francisco.
Fonte: Infonet