Momentos após a prática do crime, moradores da localidade comunicaram o fato ao posto policial do povoado e os militares solicitaram apoio à Delegacia Regional de Lagarto. Minutos depois, os policiais militares e civis passaram a realizar buscas nas imediações do local do crime e localizaram Albiracir no interior de uma residência.
O indiciado estava ferido no ombro direito e afirmou que a lesão foi causada pela vítima, alegando, com isso, que agiu em legítima defesa. Autor e vítima já mantiveram um relacionamento amoroso no passado, porém, após o fim da relação, Aneilde voltou a morar com o ex-marido e em virtude disso o indiciado passou a ameaçá-la.
De acordo com o delegado Hildemar Rios, em virtude de vir sofrendo ameaças do acusado, no ano de 2008 a vítima procurou a delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis de Lagarto. Na época, foi instaurado inquérito policial para apurar os fatos, o qual foi encaminhado à Justiça e estava aguardando julgamento. A prisão foi comunicada e o autor do crime permanecerá custodiado à disposição da Justiça.