sábado, 15 de fevereiro de 2014

Seed promove em Simão Dias, culminância do Sergipe Alfabetizado Descobrindo Talentos

Curta ou compartilhe
Foto: Eugênio Barreto
"Estou tentando realizar o grande sonho da minha vida: aprender a ler e escrever. Estudar não tem limites de idade, por isso, estou frequentando a escola pela primeira vez na minha vida". A declaração da senhora Mercedes Francisca Santos, 66 anos, serve de estímulo para os jovens sobre a importância da educação para a formação do indivíduo. Dona Mercedes é uma das alunas do Programa Sergipe Alfabetizado, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) no município de Simão Dias.

Na tarde desta quinta-feira, 13, no BNB Clube, aconteceu a Culminância do Projeto Sergipe Alfabetizado Descobrindo Talentos. Coordenadores de turmas, alfabetizadores e alunos participaram do evento, que além de preservar e difundir a cultura nordestina, utilizando a música e a dança como recursos didáticos, prestou homenagem aos cantores Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Palmeirinha da Bahia e Josa, o Vaqueiro do Sertão.
"A música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um grande instrumento cultural e didático que desperta o alfabetizando para o mundo multicultural", disse o secretário Belivaldo Chagas.

Antes de iniciar o evento, o secretário visitou a exposição preparada pelos próprios alunos e professores. Criativos, os participantes do Sergipe Alfabetizado apresentaram gravuras, desenhos, fantasias e biografias de artistas renomados que divulgaram a cultura nordestina em todas as regiões do país. "Todos estão de parabéns. É muito importante esse evento, pois eleva a autoestima dos nossos alunos", disse Belivaldo.

Para o secretário, o aprender não está somente no escrever. "Podemos aprender também no lúdico. Estamos valorizando a linguagem nordestina enquanto instrumento de interação e expressão cultural. Eventos como este servem também para incentivar que novos alunos venham fazer parte do Sergipe Alfabetizado ou de outros programas que são oferecidos pela rede pública estadual de ensino", disse o secretário. Belivaldo Chagas lembrou que o principal objetivo do Sergipe Alfabetizado é reduzir as taxas de analfabetismo no Estado.

Metodologia

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Sergipe Alfabetizado, Kelly Araújo Valença Oliveira, o programa funciona em 68 municípios sergipanos. "Por meio de uma metodologia diversificada, o programa atende à população pouco ou não alfabetizada de diferentes segmentos sociais, que estejam em situação de exclusão ou de extrema vulnerabilidade social", disse.

Culminância do projeto

A culminância do Projeto Sergipe Alfabetizado Descobrindo Talentos teve início por volta das 14h com apresentações dos alfabetizandos do povoado Pau de Colher. Em seguida, foram prestadas homenagens aos cantores Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Palmeirinha da Bahia e a Josa - Vaqueiro do Sertão, filho de Simão Dias. A filha do cantor, Josinete, representou o pai. Emocionada, ela agradeceu a homenagem. "Agradeço de coração a todos. Fico mais feliz ainda porque essa homenagem está sendo prestada com ele em vida", disse.

A culminância contou ainda com apresentações do Reisado, Dança de Roda, Samba de Coco, bandas de pífanos e grupos de Zabumba. "Procuramos de todas as formas valorizar a cultura nordestina e apresentar os nossos talentos que estão na sala de aula", disse Ana Lúcia Dias, coordenadora do Sergipe Alfabetizado em Simão Dias. Segundo ela, o programa atende no município mais de 500 alunos e conta com a participação ativa de 54 alfabetizadores.

Josefa de Oliveira, 32 anos, é uma das alunas do Sergipe Alfabetizado em Simão Dias. Moradora do povoado Jacaré, ela disse estar muito feliz por ter a oportunidade de aprender ler e escrever. "É muito importante estudar. Em pouco tempo já estou me sentindo valorizada não só pelos professores, mas principalmente pelos colegas", disse.  Dona Vanda dos Santos, 62 anos, mora no povoado Pirajá de Baixo. Desde o ano passado que ela está participando do programa. "Estou adorando. Cada dia que passa aprendo coisas novas", disse.

A professora Nely Soares de Oliveira revelou que os alunos são participativos em sala de aula. "Fico feliz em poder participar da vida desses alunos; pessoas humildes, mas que desejam aprender a ler e escrever. Estudar não tem idade. A partir de 15 anos, estamos abertos para receber novos alunos", disse.

Além do secretário Belivaldo Chagas e da coordenadora estadual do Sergipe Alfabetizado, Kelly Araújo, participaram da culminância o prefeito de Simão Dias, Marival Santana, a secretária de Educação de Simão Dias, Cláudia Patrícia, vereadores, coordenadores de turmas, professores, alunos, familiares e convidados.

Fonte: Seed/SE
tópicos: ,
 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com