Os professores da rede municipal de Laranjeiras, Salgado e Simão Dias paralisaram as atividades comprometendo o período letivo do segundo semestre de 2009. Todos reivindicam o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional. Além destes municípios, Amparo do São Francisco e Santa Luzia também devem suspender as aulas nos próximos dias pelo mesmo motivo.
Em Simão Dias, os professores aguardam uma proposta satisfatória do prefeito Dênisson Déda que deve se reunir com a categoria na próxima segunda-feira, 10. A greve teve início no último dia 29 e não há previsão de quando as aulas retornam. No município, 90% da rede de ensino está paralisada. O prefeito declarou ao Portal Infonet que considera o movimento “inoportuno”, pois segundo ele os canais de negociação sempre estiveram abertos.
“O que coloquei para os professores é que por enquanto o município só tem condições de pagar os 2/3, que está de acordo com a lei do Piso. Por conta da crise não podemos dar mais que isso por enquanto, se não vamos ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, explicou Dênisson.