sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Entrevista com o Pe. Humbérto da Silva

Curta ou compartilhe

1-  Qual o motivo do padre não poder casar? Afinal o sexo é ou não pecado? E como é viver em celibato?

A Igreja católica do Ocidente possui a lei do celibato para os seus ministros ordenados, no caso de diáconos, padres e bispos. A motivação do celibato é antes de tudo evangélica, porque Jesus Cristo é nosso modelo. O celibato não exite em função de uma visão negativa do sexo e da sexualidade, ao contrário, o celibatário é alguém que não casa, mas que deve amar mais e melhor todas as pessoas.
O Padre deve ser um homem inteiramente entregue a Deus e aos homens, a serviço deles. Viver em celibato é como viver em casamento tem suas dificuldades, mas quando se vive em coerência, é uma fonte de alegria.

2- Quais as contribuições da Paróquia para a sociedade simaodiense?

Os católicos de Simão Dias são como todos os católicos do mundo vivem no meio da sociedade e devem dar a sua contribuição para melhorá-la. Sobretudo a grande contribuição que damos a sociedade é anunciando Jesus Cristo e o seu Evangelho, fonte de vida para todos. Também as pastorais sociais: Pastoral da Criança, do Menor, do Idoso, da Juventude, dentre outras que apóiam principalmente as pessoas carentes, dão uma grande contribuição à sociedade.

3- Existe diferença entre os senhores (Pe.Humberto e Gileumar)? Quais?

Pe. HS - Graças a Deus eu e o Pe. Gileumar, convivemos bem. Temos diferenças em relação ao temperamento ou em relação a este ou aquele tema de nossa caminhada, mas procuramos a unidade pelo bem do povo de Deus.

4- Qual sua opinião sobre a realização de festas profanas no dia 26 de julho de cada ano, que coincide com o dia da Padroeira Senhora Sant’Ana, acredita-se que exista uma lei municipal que sugere que não tenha festa profana nesse dia?

Sobre o tema das festas realizadas no período da festa de Senhora Sant’Ana, acho que a parte social (que possui infinitamente mais recursos) acaba ofuscando o lado religioso, que deveria ser mais evidenciado. Não sou contra festas, mas também não posso deixar de questionar o lado menos bom que as vezes não se quer enxergar: violência, drogas, sexo sem compromisso e outros, Esta sociedade num período em que celebramos a maior festa de Simão Dias, aponta para uma deficiência grave da nossa maneira de viver a fé.
Exite de fato uma lei municipal que proíbe shows de músicas profanas no dia 26 de julho, e esperamos que no futuro, ela possa ser colocada em prática.

5- Uma mensagem para os nossos internautas:

Desejo a todos, principalmente ao público jovem que as grandes questões da existência de vocês, sejam tratadas com carinho, a fim de que possam contribuir com o bem da sociedade. Sem esquecer o lugar da Deus na vida, pois só assim encontramos a plenitude que precisamos.
Muito obrigado! Um Abraço fraterno,

Pe. Humerto da Silva
Pároco
tópicos:
 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com