quinta-feira, 3 de julho de 2008

Debate: Forró Elétrico X Tradicional

Curta ou compartilhe
O músico Rubens Lisboa fala sobre o Forró conhecido como pé-de-serra ou tradicional, e o músico Manoel França escreve sobre o forró elétrico.

Forró eletrônico expande o ritmo nordestino
Se o grande criador do forró, Luiz Gonzaga estivesse vivo, teria orgulho em ver que sua pequena semente germinou de uma maneira tão maravilhosa tornando-se um dos ritmos considerados ícones musical do nosso país, o forró.Hoje o forró eletrônico abre as portas para milhões de nordestinos. São inúmeros empregos diretos e indiretos proporcionado por esse gênero que já caiu nas graças do publico brasileiro e mundial conquistando a grande mídia, o que não foi alcançada pelo tradicional Pé de Serra. É um prazer poder divulgar essa vertente que não deixe de ser um galho da arvore que nasceu com a brilhante semente do mestre Gonzagão, diz: Manoel França, músico e cantor da Banda França e Forró Carapeba.

Forró Tradicional: A cultura Nordestina na sua base
Em época de festejos juninos, o nordestino – costumeira e corretamente rotulado como o povo mais animado do Brasil – põe sua roupa colorida característica, seu chapéu de palha e sai por aí, faceiro, para se esbaldar nos inúmeros arraiais que se multiplicam por todos os lugares. É tempo de pular quadrilha, de comer pamonha e fubá e de arear as fivelas. Decerto que o forró tradicional sentiu um baque com a eclosão, no início dos anos 90, da febre da lambada. Foi a partir desse momento que surgiram vários grupos musicais, imediatamente catapultados ao sucesso, fazendo o que se convencionou chamar de “lambaforró” ou “oxentemusic”. Pode-se dizer que o marco inicial deu-se no Ceará, mas o fato é que, com uma rapidez fulminante, espalhou-se pelo resto do Brasil, destacando-se em nosso Estado. Hoje, misturadas às inocentes quadrilhas, vêem-se nos palcos bailarinas seminuas acompanhando acordes de canções monocórdias, cujos versos são quase sempre entremeados por gemidos e similares. A própria dança também se modificou, assimilando passos inimaginavelmente sensuais dis: Rubens Lisboa, compositor e cantor.
tópicos:
 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com