Pelo menos três cidades decretaram situação de emergência: Tiradentes, Encantado e Lajeado. Outras oito cidades comunicaram à Defesa Civil a notificação preliminar de desastre em suas áreas: Constantina, Nova Bassano, Parobé, São Sebastião do Caí, Pontão, São Gerônimo, Taquara e Arvorezinha.
Em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, o Rio Caí continua subindo e prestes a transbordar. Pelo menos 150 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas e algumas foram resgatadas de barco durante a madrugada desta sexta-feira (22). As autoridades acreditam que esta seja uma cheia recorde na região do Vale do Caí.
Segundo as últimas medições da Defesa Civil, as águas, que sobem cerca de 20 centímetros por hora, estavam 5,85 metros acima do normal na localidade.
Na quinta-feira (21), a Defesa Civil já havia confirmado a localização do corpo de um agricultor de 41 anos que estava desaparecido em Santo Augusto, no noroeste do Rio Grande do Sul. Ele é considerado a primeira vítima das chuvas no estado e teria sido arrastado pela correnteza quanto tentava atravessar um riacho que, devido à grande quantidade de chuvas, está acima do nível normal.
Fonte: G1