quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ex-secretária de Déda será ministra do governo Dilma

Curta ou compartilhe
A presidente eleita, Dilma Rousseff, convidou a ex-secretária de Estado do Planejamento de Sergipe, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, 49 anos, para ocupar o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) a partir de janeiro. Ela foi indicada pelos governadores de Sergipe, Marcelo Déda (PT), e da Bahia, Jacques Wagner (PT). Os sites de agências de notícias registraram o convite, mas familiares informaram ao JC que “esse convite que a imprensa tanto fala não aconteceu”.

O principal concorrente de Lúcia Falcón era o senador eleito e ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Na última semana, entretanto, Dilma fez o convite a Maria Lúcia, que foi para Brasília na quarta-feira e somente retornou para Aracaju no sábado. A mudança de mãos do ministério desagradou a DS, corrente do PT que historicamente comanda a pasta nos governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Desde a semana passada que os governadores Jacques Wagner e Marcelo Déda juntaram forças e passaram a trabalhar juntos no sentido de emplacar o nome de Lúcia Falcón. Ela chegou a ser convocada para apresentar o currículo e ser apresentada à presidente eleita.

A futura ministra é graduada em Engenharia Agronômica pela UFBA, onde fez mestrado em Economia, e doutorado em Sociologia na UnB. Ela é baiana e está em Sergipe há mais de 20 anos. Veio organizar o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) no Estado. Depois foi aprovada em concurso e tornou-se professora do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe.

Lúcia Falcón começou a atuar na gestão da coisa pública na administração do ex-prefeito de Aracaju João Augusto Gama (PMDB), na condição de secretária do Planejamento. Ela continuou na pasta nas duas gestões do ex-prefeito Marcelo Déda (PT) e foi com ele para a Seplan do Estado. Lúcia deixou o cargo com disposição para reassumir as suas atividades na UFS.

Na semana passada, Lúcia Falcón pediu demissão da Secretaria de Planejamento de Sergipe e na sexta-feira ela teria se reunido com a presidente eleita na Granja do Torto, em Brasília.
A ex-secretária do Planejamento é filiada ao PT, tem 49 anos, quatro filhos e um enteado e é casada com Marcelo Barreto, dirigente do Sebrae/Sergipe. Faz parte dos conselhos de Administração do Banco de Sergipe (Banese) e do Conselho Fiscal da Petrobras, com mandato até abril do ano que vem.

Fonte: Jornal da Cidade

tópicos:
 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com