segunda-feira, 24 de maio de 2010

Em Itabaianinha é proibido morrer

Curta ou compartilhe
Cemitérios são considerados espaços sagrados que, inevitavelmente, fazem parte da vida cotidiana. Embora sejam objetos de temor ou de fantasias, inclusive de aparecimento de almas ou visões, são, de fato, pequenas “cidades”. Em Itabaianinha, distante 118 quilômetros da capital, esse lugar santo pode ser considerado como uma “cidade grande”. Isso porque o único cemitério público do município está superlotado e o local onde deveria ser o descanso ficou comprometido.

“Não tem mais espaço não. A gente aqui se ‘vira nos 30’. Até o rico que tem carneira está difícil, imagine o pobre que fica chorando em cima da terra. As pessoas pisam nas covas que ficam no chão dos corredores. Quando chove muito é um caso sério, sobe aquele fedorzinho e a gente fica até preocupado de aparecer os ossos”, relata o coveiro Antônio José de Jesus, 29 anos, que trabalha no cemitério de Itabaianinha juntamente com o seu pai Miraldo dos Santos, com mais de 25 anos de profissão.

É cada vez mais complexa a manutenção de um cemitério. Muitas vezes, eles ficam cheios e, nos mais modernos, as gavetas precisam ser desocupadas para permitir novos sepultamentos. Em Itabaianinha, não existem essas construções verticais, chamadas de gavetários, apenas os jazigos e no chão. Com isso, tem sido comum a prática do sepultamento coletivo, para permitir um maior espaço.

Porém, o problema se agrava ainda mais, porque o cemitério do município não possui ossuário – local onde são depositadas ossadas antigas – e, como está lotado, os ossos dividem espaço com o próximo corpo.

“Aqui estamos enterrando o povo em até oito palmos para caber todo mundo e sem lugar certo. Quando não tem carneira, cavo nos corredores mesmo. Tudo assim raso. Não podemos fazer nada. E a cobrança do povo vem toda para nós, mas nossa obrigação aqui é apenas enterrar e desenterrar. Está ruim demais e ninguém faz nada”, lamenta o coveiro.
tópicos:
 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com