segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Nova base em Simão Dias fortalece modelo geocêntrico do Samu 192 SE

Curta ou compartilhe









Com a inauguração de mais uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), o Governo do Estado dá mais um passo no processo de consolidação do modelo batizado de geocêntrico, que permite ampliar a cobertura do Samu no estado e sua capacidade de atender de forma rápida todos os chamados, seja qual for a localidade de onde eles partirem.

A décima, das 36 unidades que serão implantadas no território sergipano, foi entregue na última sexta-feira, 11, à população de Simão Dias, distante 100 quilômetros da capital. O município fica localizado na região Centro-Sul do estado, onde o Governo já inaugurou outras duas bases: Lagarto e Poço Verde.

“Antes, dependíamos do socorro de equipes de outras cidades, mas agora com a base instalada em nosso município essa realidade muda”, disse o prefeito de Simão Dias, Denisson Déda, em discurso durante a solenidade de inauguração. “A data 11 de dezembro é histórica para o município, porque marca a realização de um sonho dos simãodienses em ter atendimento de urgência de qualidade”, acrescentou.

Secretária de Saúde de Lagarto, Cristiane Carvalho compartilha das mesmas palavras do prefeito de Simão Dias, destacando que, dentre os ganhos para o município, está a agilidade e a organização do serviço. “Simão Dias, assim como Lagarto, terá um chamado atendido em menor tempo e poderá organizar melhor as demandas de urgência”, explicou Cristiane.

Conforme o modelo geocêntrico, a maneira como a distribuição das bases foi pensada garante que o tempo máximo de resposta a uma chamada não ultrapasse 30 minutos em nenhuma região de Sergipe. Essa logística beneficia todos os sergipanos, a exemplo do motorista aposentado José Braga Filho, 73 anos, que reside em Simão Dias desde que nasceu.

Na inauguração da base, o motorista aposentado expressou sentimentos de segurança quanto ao novo serviço oferecido em sua cidade. “Quando a gente precisava de uma ambulância, nunca sabia se ela estaria disponível, pois às vezes estava em Aracaju. Agora ganhamos carros bem modernos e profissionais qualificados para servir a comunidade”, disse satisfeito o aposentado.

Estrutura

Dotada de uma Unidade de Suporte Básico (USB), a unidade instalada em Simão Dias irá cobrir uma área de 2.551,673 Km² e oferecer assistência pré-hospitalar móvel a mais de 124 mil pessoas. Além da população de Simão Dias, a base oferecerá atendimento aos moradores de Riachão do Dantas. Ainda na mesma região, também vai dar suporte aos municípios de Tobias Barreto e Poço Verde.

Para a implantação da unidade, o Governo do Estado investiu em obra predial, recursos humanos, equipamentos e materiais o montante de R$ 61.655,80.

FONTE: ASN
tópicos:
 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com