Antônio dos Santos disse que é alarmante a suspeita de que as antenas de telefonia celular liberem ondas eletromagnéticas e que possam causar câncer em um número significativo de moradores de Simão Dias. Para o deputado, se este fato for real, será preciso adotar medidas muito sérias sobre a liberação das instalações dos equipamentos, que estão presentes em várias cidades do Estado e do País. Ele disse que teve uma conversa com o cirurgião oncologista Roberto Gurgel sobre o caso e vai encaminhar à Casa um requerimento solicitando a presença do especialista para discutir o assunto.
“O médico Roberto Gurgel se dispôs vir aqui na Assembleia Legislativa, porque se depender da Assembleia Legislativa, que este problema seja minimizado, temos que fazer o possível”, disse o deputado, que recebeu apoio da deputada Angélica Guimarães (PSC), que sugeriu a presença dos médicos William e Geraldo Bezerra, que trabalham com a radioterapia, como forma de enriquecer o debate. A deputada pediu para o requerimento constar a participação desses especialistas, como forma de um profissional completar o outro.
Antônio dos Santos disse que vai dar entrada ao requerimento amanhã, porque o problema de Simão Dias não pode esperar. O deputado disse que também conversou com o deputado federal Antônio Carlos Valadares, que é da região de Simão Dias, e que garantiu que vai procurar especialistas para solucionar e esclarecer a ocorrência de casos de câncer naquela área. “O câncer, quando ataca uma pessoa, atinge toda a família. O acontece em Simão Dias é preocupante e a proposta da participação de especialistas nesse caso de saúde vai ser muito importante, porque através da TV Alese, vamos passar informação e esclarecimentos a toda a população”, apoiou o deputado Mardoqueu Bodano (PRP).
O deputado Antônio dos Santos disse que essa discussão poderá, inclusive, subsidiar os projetos de lei, para que o Estado tenha um amparo sobre a instalação das antenas de telefone celular, que pode servir até para ser um exemplo para todo o País. “Essa palestra, formada por estes especialistas vai poder elucidar uma série de questões que estão em aberto, desde que foi deita a denúncia. Porque são várias regiões que têm estes equipamentos e que, segundo estudos, liberam altas radiações, mas é preciso saber se este pode ser o fator causador da doença”, esclareceu Antônio dos Santos.
Antônio dos Santos aproveitou para agradecer ao responsável pela área de transporte interurbano e intermunicipal, Carlos Henrique, sobre um problema que ocorre em Itaporanga D’Ajuda, devido à baixa qualidade do serviço oferecido à população, que não atende à demanda de passageiros. O deputado disse que já aconteceu de moradores perderem o emprego, devido à falta de um horário definido pelas empresas que fazem o transporte na região. “Isso é algo doloroso. Arranjar emprego é uma penúria e perder por causa do transporte é um absurdo. Hoje, fiquei satisfeito, porque um dos ônibus quebrou, mas dois carros extras foram colocados para atender a população e Carlos Henrique e os fiscais estão de parabéns pela eficiência. Vamos continuar acompanhando para que este problema não aconteça mais”, ressaltou o deputado.
Fonte: FaxAju