A profissão de Jornalista está ameaçada de ser extinta. Existe um recurso extraordinário do Ministério Público Federal (MPF) que desregulamenta a profissão de jornalista, pois elimina a obrigatoriedade do diploma em Curso Superior de Jornalismo para o seu exercício. A matéria já está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) e pode ser votada a qualquer momento, sem direito a recurso.
'
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e sindicatos da categoria de todo o país divulgaram uma nota pública em defesa da manutenção da exigência de diploma para o exercício da profissão no início deste mês. E o sindicato local, através do presidente George Washington, está mobilizando a categoria: entregando cartazes e solicitando assinaturas num abaixo-assinado ‘Em apoio à obrigatoriedade de formação superior para o exercício da profissão de jornalista’.
'
A nota pública lembra que enquanto algumas profissões tentam ser regulamentadas a exemplo de designer e ciências da computação, a de jornalismo estará regredindo. “Depois de 70 anos da regulamentação da profissão e mais de 40 anos de criação dos Cursos de Jornalismo, derrubar este requisito à prática profissional significará retrocesso a um tempo em que o acesso ao exercício do Jornalismo dependia de relações de apadrinhamentos e interesses outros que não o do real compromisso com a função social da mídia”.