Aracaju e Estância, foram as duas cidades cujos festejos juninos foram mostrados para todo o Brasil na noite desta quinta-feira, dia 26 de junho, através do Jornal Nacional, da Rede Globo. Essas duas cidades integraram a série especial de reportagens sobre o São João nos Estados do Nordeste, que começou a ser exibida no dia 23, em Campina Grande/Paraíba.
Na matéria exibida, Francisco José, jornalista responsável pelas matérias produzidas para a série, falou ao vivo do camarote da TV Sergipe, montado na arena do Forró Caju. Imagens aéreas da praça de eventos Hilton Lopes e do show da banda Cavaleiros do Forró foram mostradas.
O Brasil todo ficou sabendo que o famoso barco de fogo é fabricado com madeira, papel colorido e fogos de artifício; que depois de pronto é fixado num arame de 300 metros, por onde a invenção desliza na horizontal, e que sua velocidade depende do rojão das espadas e busca-pés, que dão o impulso.
Foram mostrados os bacamarteiros de Estância, responsáveis por anunciar a chegada do São João. Também foi abordada a mudança de profissão dos pescadores, que por conta dos festejos do mês de junho passam a fabricar espadas, busca-pés, chuvinhas e “mijões”.