segunda-feira, 26 de abril de 2010

Simão Dias sedia pela primeira vez uma EXPOVEC

Curta ou compartilhe









A cidade de Simão Dias sediou pela primeira vez uma exposição agropecuária. Trata-se de uma iniciativa da Associação Sergipana de Criadores de Caprinos e Ovinos-ASCCO. Forão três eventos simultâneos abertos no dia 21 e encerrado no dia 25 de abril. A VIII EXPOVEC – Exposição Especializada de Ovinos e Caprinos; a 1 ª. Copa Dorper-Sergipe e Bahia e o 10. Leilão Dorper/SE. A noite foi prestigiada pela população local e as autoridades se fizeram presentes: o vice-governador Belivaldo Chagas, o prefeito Denisson Deda, o secretário de Estado da Agricultura Paulo Viana, o presidente da Federação da Agricultura, Eduardo Sobral, vereadores e secretários da prefeitura, todos recepcionados pelo presidente da ASCCO, Arnaldo Dantas.

Leilão

O leilão foi realizado pelo Rancho Comagrivel e Dorper Campo Verde, dia 24, às 21 horas, no Clube do BNB-Banco do Nordeste do Brasil. O evento, inclusive, foi transmitido pelo Agrocanal para o mundo conhecer um pouco do trabalho feito por esses criadores e participar dos lances. Para Landulfo Almeida, pioneiro na criação da raça Santa Inês, está é uma oportunidade ímpar. Ele tem na exposição seis exemplares da raça Santa Inês que reuniu nas baias 800 animais, alguns vindo da Bahia, São Paulo e Paraná.-”Esta exposição é uma prova de que a Associação tendo algum apoio das autoridades, tem capacidade para fazer um evento desse porte e até maior, se desejarem” disse Landulfo, e completa, “graças a competência do nosso presidente Arnaldo Dantas que venceu muitas barreiras, não mediu esforços na busca de parcerias e apoio de órgãos que são envolvidos pela agricultura e pecuária. Vários criadores de outros estados trouxeram animais de qualidade exemplares. As pessoas que comandam precisam entender que uma ocasião dessa engrandece o Estado como um todo.”

Segundo o presidente Arnaldo Dantas o trabalho de aperfeiçoamento da raça Santa Inês vem sendo feito há 30 anos, e hoje graças a Universidade de São Paulo com a genotipagem, que detecta gens de alta qualidade, tudo é feito com mais rapidez e precisão. Nove estados já copiam o que Sergipe vem tentando fazer. A atividade é empregadora e a que mais de adequa as pequenas propriedades familiares. Sergipe é pioneiro em carneiro Droper, no programa genético e está vendendo tecnologia, completa ele muito feliz.

A EXPOVEC já é uma exposição da raça Santa Inês realizada tradicionalmente em Aracaju, sendo esta a oitava edição. Este ano a Associação resolveu descentralizar o evento para dar oportunidade aos produtores rurais de outros municípios. Já a Copa Dorper é uma novidade lançada pelos criadores de Sergipe e Bahia. Essa raça tem crescido muito no país e tem movimentado o mercado, abrindo caminhos para seu desenvolvimento no Nordeste. A dobradinha Dorper/Santa Inês está sendo a oportunidade para exibir o trabalho feito no cruzamento destas duas raças que em diversas propriedades produtoras de animais para abate tem agregado a rusticidade e habilidade materna do ovino Santa Inês com a velocidade de ganho de peso e carcaça padronizada, tipo carne, do Dorper. ASCCO trabalha no aprimoramento da raça.

Fonte: Seagri
tópicos:
 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com