segunda-feira, 11 de agosto de 2008

TV digital

Curta ou compartilhe
Os tempos mudaram e nossa telinha também. Entenda a nova tecnologia
'
Dia 11 de agosto é dia dela, a nossa velha e boa companheira televisão. Tantos momentos juntos, tantas lágrimas já foram vertidas em frente à sua telinha... Filmes, novelas, reportagens. Ela também já fez tardes e noites de muita gente mais feliz, com gargalhadas e cenas exibidas eternizadas na memória do país. Mas essa senhora, que faz parte da família, está mudando. Ou melhor, se modernizando. Sinal dos novos tempos. E a TV digital está chegando para ocupar seu lugar de destaque nos lares e na vida de milhões de brasileiros. Mas você já sabe o que essa nova tecnologia significa?
'
Se a resposta for "uma TV com alta definição de imagem e supermoderna", está parcialmente correta. Provavelmente você nem imaginaria que, na verdade, a tecnologia HDTV (High Definition Television) nasceu nos idos de 1970, quando a direção da rede pública de TV do Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK), juntamente com um consórcio de 100 estações comerciais, deram carta branca aos cientistas do NHK Science & Technical Research Laboratories para desenvolver uma TV de alta definição.
'
Além da qualidade superior de imagem, a proposta da TV digital é oferecer também serviços que antes passavam longe dos monitores de televisão. Segundo o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), a TV digital terrestre - que entrou no ar pela primeira vez no Brasil no dia 2 de dezembro de 2007, na cidade de São Paulo, - é o primeiro passo para uma TV digital interativa (TVDI), por meio da qual a população poderá utilizar qualquer serviço eletrônico, como os oferecidos pelos bancos, por exemplo.
'
Aliás, o próprio CPqD já desenvolveu o T-Banking, que funciona como um banco eletrônico pela televisão. Este novo canal de relacionamento com o cliente permite realizar transações bancárias, usando o controle remoto da televisão. Por exemplo: o usuário está assistindo a um filme, ou outro programa de TV, e, de repente, lembra que precisa fazer uma transferência para a conta bancária do filho. Pelo controle remoto, ele entra no serviço T-Banking, fornece os números de sua agência, conta e senha e realiza a operação. A solução traz um ambiente virtual semelhante ao da internet, porém com uma linguagem de TV, mais simples de ser utilizada. Mas, calma, esse tipo de serviço ainda não é oferecido no Brasil.
tópicos:
 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com