terça-feira, 18 de novembro de 2014

Aluno de Simão Dias é premiado na 7ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Curta ou compartilhe
O  aluno Hugo Henrique,  do Colégio Estadual Milton Dortas, situado em Simão Dias, foi premiado na 7ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). O poema do aluno foi o escolhido da região Nordeste II. No próximo dia 25 o estudante da rede estadual vai ao Rio de Janeiro acompanhado da professora Eliane de Jesus Souza, para participar da premiação nacional.

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos da OBSMA, destacam-se o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.

A Olimpíada é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasil, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e visa fortalecer nos jovens estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar.

Criada em 2001, a OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.

A OBSMA é organizada em seis coordenações regionais que englobam todos os estados brasileiros. São elas: Regional Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal), Regional Minas-Sul (Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Regional Nordeste I (Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Regional Nordeste II (Alagoas, Bahia e Sergipe), Regional Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) e Regional Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo).

Portanto, o trabalho será inscrito na regional pertencente ao estado onde a sua escola está localizada. A cada edição, essas coordenações organizam comissões avaliadoras compostas por pesquisadores e especialistas que indicam os destaques de acordo com as categorias e modalidades.
O trabalho deve ser inscrito em uma das duas categorias: Ensino Fundamental ou Ensino Médio e em uma das três modalidades: Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

A contextualização do tema, a clareza dos objetivos, a valorização do conhecimento científico e os resultados dentro e fora da sala de aula são alguns dos itens avaliados.

Os projetos selecionados nessa fase seguem para a Etapa Nacional, onde o professor e um aluno representante do trabalho premiado participam da cerimônia de premiação, de eventos culturais, entre outras atividades.

Fonte: ASN
tópicos:
 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com