Eram fortes as especulações na cidade de Estância, como também nas cidades que compõem a Diocese de Estância, sobre a renúncia do bispo diocesano, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida. Mas uma nota oficial ainda não tinha saído sobre a sua decisão.
O terceiro bispo da Diocese de Estância, no momento que celebrava a missa matinal na Capela da Santa Cruz, localizada no bairro Santa Cruz, anunciou o seu afastamento da Diocese.
A missa é transmitida pela rádio Esperança-AM, e no último domingo, 22, Dom Marco, aproveitando o final da missa, por volta das 7h30, informou que está se afastando da Diocese de Estância por motivo de doença.
Segundo o bispo, ele solicitou uma licença à Santa Sé num período de três meses, para tratamento e recuperação de sua saúde porque não estava tendo condi ções físicas para prosseguir como bispo dessa diocese.
Da mesma forma, no seu informe, o bispo disse, que quando terminar o prazo da licença, ele não voltará mais para a Diocese de Estância, estará indo para outra Diocese, porém não revelou qual Diocese ele irá como também não disse quem será o seu substituto na diocese estanciana.
Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, foi sagrado Bispo em 16 de julho de 2003 e assumiu a Diocese de Estância no Dom Hildebrando Mendes Costa.
Quando Dom Marco Eugênio assumiu a Diocese de Estância, o jornal A Tribuna Cultural foi o único da região a entrevistá-lo, na ocasião que esteve participando da festa de Senhora Santana, padroeira de Boquim.
Fonte: NeNotícias