Dando continuidade a série de inaugurações desta segunda-feira, 22, o governador em exercício, Jackson Barreto, deu mais um passo na busca por garantir a segurança da população sergipana, através da inauguração de um novo Centro Integrado em Segurança Pública (Cisp), em Simão Dias.
O Cisp é um novo modelo de unidade policial, que concentra, no mesmo imóvel, forças policiais militares e civis com o objetivo de dar mais eficiência na prestação de serviços e na proteção à população. A obra, inserida no Programa Sergipe Cidades, contou com um investimento de R$ 1.018.807,97 para construção e reforma do prédio, que possui sala de recepção e espera, gabinete para o delegado, cartório, gabinete para a polícia militar, sala de sargenteação, sala multimeios, sala de recepção para presos, duas salas de passagens, sala para custódia de armas e materiais, copa/cozinha, cinco salas de repouso e seis sanitários, sendo que dois são adaptados para portadores de deficiência.
Para a instalação do Centro Integrado foi necessária, ainda, entre outras intervenções, a realização de serviços de infraestrutura, elevação e cobertura, execução de instalações elétricas, telefônicas, de lógica, hidráulicas e sanitárias; instalações de estrutura de combate a incêndio; revestimento e pintura do imóvel; implantação de piso de alta resistência e de casa de gás.
“Esse é um Centro para integração das polícias Militar e Civil, para melhor resolutividade das questões ligadas à Segurança Pública e estamos inaugurando vários Cisps como esse com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais da Segurança Pública, para estes poderem melhor trabalhar na defesa dos interesses da sociedade. Esta é mais uma obra fundamental, pois quando a gente cuida da Educação, da Saúde e da Segurança Pública, há o reconhecimento do povo pelo nosso trabalho”, explicou Jackson.
No âmbito do Sergipe Cidades já foram inaugurados Cisps em Laranjeiras, Canhoba, Amparo, Malhada dos Bois, Maruim e Telha. O Sergipe Cidades foi responsável ainda pela implantação das delegacias regionais de Itabaiana e Lagarto.
Segundo o secretário adjunto de Estado da Segurança Pública, João Batista, o Cisp reforça a intenção do Governo do Estado em interiorizar os serviços de segurança pública, unindo o trabalho das forças policiais a favor de um melhor desempenho e prestação de serviço para os sergipanos.
“É uma política de Governo muito importante, pois otimiza os trabalhos das polícias, melhorando as condições do efetivo e tendo menos gastos, já que são vários serviços funcionando em um mesmo prédio e beneficiando, assim, a população”, argumentou João Batista.
Escritório da Emdagro
A série de inaugurações do dia não poderia deixar de zelar por uma área tão importante para a população simãodiense, quanto é a agricultura. Com uma população de 38.724 habitantes, Simão Dias tem 18.275 pessoas (47,2%) de população rural, representando cerca de 5.162 famílias. O município tem a 2ª maior produção de milho no estado (210.000 t em 2012) e um rebanho bovino de 29.000 cabeças, principalmente voltado para produção de carne.
Foi focado nesta importância que Jackson Barreto fez questão de inaugurar também um escritório da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) no município. O escritório facilitará ações como as realizadas em 2012, quando a Emdagro prestou serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Defesa Sanitária Animal e Vegetal e Regularização Fundiária a 1.006 famílias de agricultores. Para 2013, há uma programação para prestação de serviços a 1.350 famílias de agricultores.
Ações desse tipo mudam a vida de cidadãos, como a senhora Josefa Helena Oliveira, de 60 anos, que aproveitou a ocasião para presentear o governador em exercício com uma colcha de retalhos feita por ela. O gesto foi uma forma que a artesã encontrou para agradecer às ações da gestão estadual que lhe permitiu ter uma nova expectativa de vida.
“Eu aprendi a fazer meus artesanatos através de um projeto do Governo do Estado e da Emdagro. Aprendi muito e hoje eu vendo e tiro meu sustento desses trabalhos. Hoje minha casa é visitada, e olha que eu moro em um local esquisito, mas o povo vai atrás dos meus artesanatos. Sou feliz de ter aprendido essas coisas e com isso poder ganhar meu dinheirinho”, contou Joseja Helena, moradora do Povoado Lagoa Seca.
Reconhecendo sua importância para a agropecuária sergipana, a Emdagro priorizou Simão Dias para a construção de um novo prédio que possa receber os agricultores de forma mais digna e proporcionar aos servidores melhores condições de trabalho. Com recursos estaduais, obtidos através de leilão, foram investidos R$ 125.448,00 no novo escritório. O prédio possui área de 283,95 m2, e foi construído respeitando as normas de acessibilidade.
“É mais um escritório da Emdagro inaugurado, visando recepcionar melhor o nosso cliente, que é o agricultor familiar e dar melhores condições de trabalho aos funcionários da empresa. Essa empresa, que tem grandes serviços prestados em todo estado de Sergipe e nessa região de Simão Dias, além das assistências técnicas, a gente vem fazendo a regularização fundiária, uma ação importante. Hoje, por exemplo, mais de 50 agricultores vão receber títulos de terra, o que lhes dá acesso a créditos, às políticas de governo, sendo também um incentivo para o desenvolvimento e crescimento de toda economia rural de Sergipe”, reforçou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Sobral.
Entrega de títulos
O Governo do Estado fez a entrega oficial de 108 títulos de regularização fundiária. Jackson Barreto aproveitou a solenidade para entreguar simbolicamente títulos a quatro agricultores. No município de Simão Dias já haviam sido entregues 1.341 documentos deste tipo, totalizando 1.449 títulos de regularização fundiária. Outros 1.500 títulos estão com o processo em fase de conclusão, devendo brevemente ser entregues.
Ordem de Serviço
Na solenidade, Jackson ainda assinou uma ordem de serviço para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Simão Dias, autorizando o início das obras de ampliação da rede de água da Rua Ana Andrade, com extensão de 500m. O diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe-Deso, Sérgio Ferrari, também assinou a ordem de serviço.
Fonte: ASN