O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM) iniciou a força-tarefa para fiscalizar as boates e casas de shows de Aracaju. Seis delas foram interditadas na quinta-feira (31) porque não possuem o Atestado de Regularidade. O trabalho foi solicitado pelo governador Marcelo Déda após o incêndio na boate Kiss que matou 236 pessoas no dia 27 de janeiro em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
O relatório dos estabelecimentos visitados foi divulgado em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (1º). Os bombeiros encontraram problemas na iluminação, nos extintores e em saídas de emergência. As boates do Armazém Mediterrâneo, Infinity e Strip House e a Casa de Forro Cariri, Bar Boteco Carioca e Casa de Praia foram interditadas. Por conta da interdição, a organização da festa que aconteceria no domingo (3) na Casa de Praia com a banda Timbalada foi adiada.
Os proprietários foram notificados e terão que apresentar o projeto arquitetônico dos espaços, além de fazer as adequações necessárias para cumprir a legislação vigente. "O espaço de forró do Bar Cariri tinha até instalações elétricas irregulares. Na maioria dos locais não existe sáida, há somente a porta de entrada", relata Nailson Santos, coronel do CBM.
A lei estadual nº 4183 de 22 de dezembro de 1999 diz que o proprietário do estabelecimento deve apresentar os sistemas de segurança contra incêndio e o projeto de arquitetura ao Corpo de Bombeiros quando ele for solicitar o Atestado de Regularidade. A análise desses documentos junto com a vistoria do local deveriam ser utilizados como referência pelas prefeituras concederem o alvará de funcionamento, o que começou a ser feito somente em meados de 2012 pela Prefeitura de Aracaju.
Sergipe não tem histórico de incêndios em casas de entretenimento. A única exceção foi no Boteco do Carioca no dia 28 de dezembro do ano passado, mas o caso aconteceu de dia durante uma obra de ampliação do espaço quando faíscas do equipamento de solda atingiram o forro acústico. “Há suspeita que o material utilizado para isolar o barulho do Boteco do Carioca é irregular, que eles usam restos de coco ressecados. Vamos aguardar o projeto para analisar mais detalhadamente”, afirma o coronel.
Na lista do Corpo de Bombeiros constam ainda as boates In Box, Clone Mix, Alquimia e Rotta Lazer Club que estão desativadas. Já as casas noturnas Off, Subúrbia e Capitão Cook estavam fechadas no dia da vistoria, mas serão fiscalizadas ainda nesta sexta-feira (1º).
“Falta uma integração entre Bombeiros e as prefeituras, principalmente as do interior. A força-tarefa vai cumprir essa demanda imediata de fiscalizar os locais de eventos com capacidade para mais de 100 pessoas de todo o estado durante os 60 dias. Tem lugares que não têm a mínima condição de funcionar”, afirma Nailson Santos.
A população também pode denunciar situações de risco no Centro Integrados de Operações de Segurança Pública (Ciosp) através do 190.
Fonte: G1/Sergipe