Alguns municípios de Sergipe são representados por monumentos localizados nas suas entradas, pois eles são referências para quem transita ou visita local. O monumento localizado, no povoado Colônia Treze, na rodovia que dá acesso à sede da cidade de Lagarto, na região Centro Sul do Estado está entre esses mais conhecidos, mas o que muitos não sabem é o risco que a estátua imponente de um Lagarto está correndo devido a ação do tempo.
A obra está com concreto armado e as vigas que suportam o cimento e a massa da estátua, cedendo. O marco, que foi construído entre 1997 e 2002 teve a situação piorada por conta da duplicação da via, onde o tráfego de máquinas pesadas atingiu o alicerce do monumento.
De acordo com a Secretaria de Comunicação, ainda está sendo traçados planos de infraestrutura na cidade. "Estamos em fase ainda de planejamento, por isso não podemos adiantar muita coisa", explicou o secretário Alex Dias.
O símbolo foi obra do artista plástico, Eurico Luiz, que também é responsável pelas obras turísticas em Aracaju, como o caju monumental, na ponte que dá acesso ao Bairro Coroa do Meio, a arara gigante, na Atalaia, e o peixe, também na Atalaia.
Fonte: G1 Sergipe