quinta-feira, 16 de junho de 2011

SES apoia 2ª Conferência Municipal de Saúde de Simão Dias

Curta ou compartilhe
Mais uma Conferência Municipal de Saúde foi realizada a 100 quilômetros da capital sergipana e contou com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (Nugep). Trata-se do município de Simão Dias, pertencente à região de Saúde Centro Sul, que reuniu a população, gestores e prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) para decidirem o rumo da saúde pública local para os próximos quatro anos.

A 2ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no salão de festas do clube do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) local, reuniu mais de 180 pessoas que participaram ativamente das discussões sobre a política que querem para o SUS e as propostas que levarão para discussão na 5ª Conferência Estadual de Saúde (Confesa) e, se possível, na Conferência Nacional.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elísio Félix dos Santos, o momento vivido pelo controle social da Saúde em Simão Dias tem que ir um pouco mais além das discussões das políticas a serem implantadas. “No Conselho Municipal de Saúde de Simão Dias não se falava em eleição dos conselheiros e presidente, tão pouco se respeitava a paridade. Há apenas dois meses, quando assumi a gestão, nós conseguimos, com o apoio do prefeito, alterar a lei e agora temos que fortalecer essa conquista nesse momento tão importante para o SUS”, ressaltou Félix.

Para o coordenador de Mobilização Social do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (Nugep) da SES, Eduardo Ramos, que realizou uma palestra para os conferencistas, a participação popular é fundamental para a construção do SUS. “A Conferência é um instrumento do povo para os gestores públicos e não dos governantes para o povo, onde a sociedade civil organizada, em suas esferas, constrói o plano de Saúde. Ela é uma determinação legal que obriga os gestores municipais a chamarem o povo para discutir as diretrizes das políticas de Saúde”, disse Ramos.

A secretária Municipal de Saúde de Simão Dias, Creuza Armandina Déda, concorda com o coordenador de Mobilização Social do NUGEP e destaca a mobilização feita para o evento. “Aqui é um momento das pessoas opinarem e escolherem, de montarem junto conosco um projeto para os próximos quatro anos, pois uma andorinha só não faz verão”, afirmou.

O prefeito do município, Dénisson Déda, ressaltou a importância do momento da 2ª Conferência Municipal de Saúde de Simão Dias através de uma digressão histórica das discussões sobre o SUS que eram feitas no Estado antes da criação do Sistema e ressalta os avanços na saúde do município a partir do amadurecimento do controle social.

“Ainda na década de 1980, durante várias vezes, nos dirigíamos até Aracaju, ou até aqui no município, para discutir o SUS e depois nós criamos o nosso Conselho Municipal de Saúde. Nessa Conferência vejo as várias ações que já implementamos hoje graças a mobilização da 1ª Conferência que definiu diretrizes a várias mãos”, contou o prefeito.

Fonte: FaxAju

tópicos:

0 comentários:

Enviar um comentário

...

 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com