quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Seca devasta 11 municípios em Sergipe

Curta ou compartilhe
Enquanto outros estados sofrem com fortes chuvas, Sergipe vive o contraste. A seca tem castigado os sertanejos. Pelo menos 11 municípios já decretaram estado de emergência, sendo estes: Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Porto da Folha, Canindé de São Francisco, Poço Verde, Frei Paulo, Itabi, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Lourdes.

Segundo informações da Defesa Civil de Sergipe, que tem atuado para tentar amenizar o sofrimento dos sergipanos, mais de 75 mil pessoas já foram afetadas pela falta de chuva. Por causa do período de estiagem em muitas cidades, houve perda de animais, de safra e diminuição na produção de leite.

Segundo o prefeito de Porto da Folha, Manoel Gomes de Freitas, a seca atinge não só a população como também traz prejuízos à pecuária. “A água que mata a sede dos gados é trazida por carros pipas, com auxílio da Defesa Civil do Estado. Nosso município está nessa situação desde outubro de 2010”, lamenta o gestor.

Preocupados com a gravidade do problema, os administradores municipais solicitaram ajuda ao
governo do Estado, que já avaliou as cidades afetadas e as inseriu no Programa Emergencial de Combate aos Efeitos da Seca.

A distribuição de água em caminhões-pipas se iniciou na primeira semana de 2011. Na época, seis municípios receberam o benefício. Na última sexta-feira, 7, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, passou a distribuir água nas demais cidades afetadas pela seca.

Até o momento, 120 caminhões entregam água para os 75 mil sertanejos. De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil Estadual, Gilfran Matheus, o Estado investe R$ 700 mil por mês na distribuição de água para os afetados.
tópicos:
 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com