quinta-feira, 15 de julho de 2010

Praça pode se tornar patrimônio histórico

Curta ou compartilhe
Entre 25 de julho e 3 de agosto deste ano, a Praça São Francisco, em São Cristóvão, e seu entorno pode se tornar Patrimônio da Humanidade. A decisão sairá na 34ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco, que vai acontecer em Brasília. “Esta é a única candidatura brasileira a ser julgada nesta reunião, que vai acontecer aqui no Brasil. Estamos muito esperançosos”, disse Thiago Fragata, historiador e sancristovense. Thiago, que é também especialista em História Cultural, é o coordenador da Comissão Pró-candidatura, criada em 2008 e formada por órgãos públicos, privados e diversas entidades, unidas pela conquista deste título.

A candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade foi apresentada em dezembro de 2005 por uma comissão do Itamaraty. O trabalho ganhou corpo em 2006, com o dossiê de candidatura da praça argumentado em três pontos fundamentais, segundo o coordenador da comissão.

Em 2007, uma comissão da Unesco esteve em São Cristóvão para checar as informações do dossiê. No ano de 2008, durante a 32ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco, que aconteceu em Quebéc, a Unesco sugeriu a inclusão do entorno da praça no processo. “Desde então, governos federal, estadual e municipal, além de outros entes, estão fazendo ajustes e cumprindo determinações da Unesco para a conquista do título para a Praça São Francisco”, disse Thiago.
tópicos:
 

Facebook

Postagens Recentes

Rácio Cidade AM

Online:

Copyright © ...::::: Galera SD :::::... | Designed by Templateism.com