Das 204 escolas das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública estadual avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), 44 obtiveram uma nota acima ou igual à meta do Brasil, estabelecida em 4,2, e 131 obtiveram índices superiores ou iguais à meta estabelecida para o Estado de Sergipe, que é de 3,4.
As escolas que apresentaram esses índices estão na capital e interior. Um exemplo de bom resultado é a Escola de Primeiro Grau São Domingos Sávio, em Aracaju, que atingiu 5,3 de índice. Outro exemplo é a Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto, que obteve 5,2. Em Ribeirópolis, a Escola Estadual Josué Passos atingiu 5,0.
Das 194 escolas das séries finais do ensino fundamental da rede estadual, 19 obtiveram índices iguais superiores à meta do Brasil, que é de 3,7. Uma dessas escolas é a Epifâneo Dórea, em Poço Verde, que atingiu 4,5. Em Simão Dias, a escola João de Mattos Carvalho chegou ao índice de 4,1. Em Aracaju, a José Alves Nascimento fechou a avaliação com 4,2.
Evolução
Mesmo não tendo atingido a meta nacional estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), o Ideb de Sergipe vem apresentando um quadro evolutivo. Em 2005, o Ideb das séries iniciais de ensino foi 3,0; em 2007, 3,4; e em 2009, 3,8, número este acima da meta prevista para Sergipe, que foi de 3,4.