

Do dia 03 ao dia 06 de Janeiro, o povo católico de Simão Dias, comemorou o primeiro centenário da Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana, numa empolgante demonstração de fé. Durante os dias de comemorações houve também uma exposição que mostrou toda a história da Igreja.
Encerrando as festividades no dia 06 foi realizada a celebração de uma missa na própria igreja pelo Bispo Dom Marco Eugênio Galrão Leite, do município de Estância. A ocasião, que mobilizou centenas de pessoas, foi marcada por discursos que exaltaram a história do templo católico como parte fundamental da trajetória de Simão Dias.
Histórico
A igreja Nossa Senhora Sant’Ana foi construída em 1784 e fundada pelo coronel Manoel de Carvalho Carregosa. Foi batizada com o nome de Sant’Ana em homenagem à esposa do militar, Ana Francisca de Menezes. Quando a freguesia de Simão Dias tornou-se independente do município de Lagarto no início de 1835, a paróquia passou a se chamar oficialmente Nossa Senhora de Sant’Ana.
Em 06 de janeiro de 1910, o Coronel Sebastião da Fonseca Andrade mandou reformar a igreja, modificando toda a sua estrutura. Por esse feito, o Papa Pio X o elevou a Barão de Santa Rosa.























