Como membro titular da Comissão de Turismo e Desporto, Valadares Filho registrou que a Copa em 2014 e as Olimpíadas, em 2016, transformam o Brasil no centro esportivo mundial da próxima década. Ele disse que há uma grande preocupação que se tem com a segurança no Rio de Janeiro, mas a Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, vem conseguindo diminuir a criminalidade através de programas de segurança focados na inclusão social e na recuperação de jovens, com a ajuda do esporte.
O parlamentar do PSB registrou ainda que está sendo criada uma grande campanha nacional para engajamento da população, inclusive através da educação, além da capacitação profissional nos setores de serviços para o turista.
As garantias financeiras apresentadas pelos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal) também foram ressaltadas. O Brasil pretende investir US$ 2,82 bilhões, cerca de R$ 5,3 bilhões, no setor. “Apesar de saber que contaremos com a fiscalização do Comitê Internacional, do Comitê Nacional, do Tribunal de Contas, e da Controladoria, como membro da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, vou fazer o meu dever como parlamentar, que é o de fiscalizar a aplicação de recursos, trabalhar pela liberação de verbas e realização de audiências públicas, visitar instalações além de manter contato constante com os governos federal, estadual e municipal”, avisou. Valadares Filho lembrou também que é o autor da proposta de emenda a constituição (PEC) que estabelece o esporte no rol dos direitos sociais, tornando-o direito de todo o cidadão e dever do Estado. “Para esses jogos, bilhões de reais serão investidos, o Brasil será cobrado, testado. É dever do país cumprir com o que se comprometeu e, principalmente, fazer com que todas essas melhorias feitas através do esporte, sejam mantidas, visando sempre a melhoria das condições de vida da população brasileira”, disse, concluindo que os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil e o país deve, não só cumprir o que prometeu, mas fazer bonito.