Ao destacar o avanço que a educação brasileira obteve nos últimos anos, principalmente no governo Lula, em discurso na Câmara, o deputado federal Valadares Filho (PSB), defendeu a votação da PEC 277-A, que propõe a redução gradual, a partir de 2009, do percentual de desvinculação das receitas da União, incidente sobre os recursos destinados a manutenção e desenvolvimento do ensino. “Essa medida, caso aprovada, contribuirá enormemente para o fortalecimento do ensino brasileiro”, avaliou.
Valadares lembrou a sua preocupação com a educação e deu como exemplo o projeto de lei apresentado por ele que dá novas garantias aos estagiários, como direito de férias após o período de 12 meses e a vinculação do estágio à área de ensino. “Buscando inibir as tentativas de algumas empresas de explorar os estudantes para funções outras que não se relacionem com sua área de aprendizagem”.
Finalizando o discurso Valadares Filho lembrou que investir em educação é investir no futuro do país. “Precisamos continuar avançando, para que o Brasil possa alcançar o patamar desejável na área educacional e a aprovação da PEC da desvinculação da receita será um passo importante”, concluiu.